PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
CURSO MELHOR
GESTÃO MELHOR ENSINO
“A GESTÃO
PEDAGÓGICA DA SALA DE AULA”
Este
Plano de Aula pretende mostrar que o Currículo de Matemática do estado de São
Paulo (2008) é uma realidade nas escolas públicas paulistas graças ao empenho
de todos os seus profissionais, tendo como objetivo a análise de alguns
procedimentos e recursos metodológicos e didáticos para dinamizar o conteúdo
grandezas proporcionais de maneira significativa no contexto do estudante, pois
o SARESP (Sistema de Avaliação do Estado de São Paulo) vem, anualmente,
verificando o nível de proficiência nas competências dos estudantes e do
empenho dos profissionais na articulação dos conteúdos matemáticos.
ENSINO FUNDAMENTAL – 7º ANO
CONTEÚDO: NÚMEROS/PROPORCIONALIDADE
BLOCOS TEMÁTICOS: GRANDEZAS E MEDIDAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
COMPETÊNCIAS: Observar, Realizar e
Compreender.
HABILIDADES: H30 – Compreender o conceito de
razão na matemática; saber calcular a razão entre duas grandezas de mesma
natureza ou de natureza distinta, conhecer os principais tipos de razão: escala,
porcentagem, velocidade, proporcionalidade, realizar medidas com precisão.
TEMA: ESCALA MÉTRICA
OBJETIVO GERAL:
-
Oportunizar, promover, construir e valorizar o conhecimento como meio para o
desenvolvimento das competências pessoais e humanas.
- Levar
o aluno a ampliar seu conhecimento aplicando o conceito de escala na vida
cotidiana, tanto na resolução de problemas como na compreensão de textos
específicos, mapas, gráficos, etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conceituar
a escala de um desenho como uma razão;
- Resolver
problemas que envolvam o cálculo de escalas em figuras planas.
JUSTIFICATIVA:
Para a implementação deste plano de aula,
será elaborada uma agenda que administre, por um lado, a dimensão do tempo de
trabalho em consideração com a realidade a que a escola está submetida e, por
outro lado, os feedbacks recolhidos na forma de atividades ou avaliações
aplicadas aos alunos.
Será elaborado também um mapeamento dos
conteúdos levando-se em consideração a devida escala de profundidade com que
serão trabalhados e visando ao desenvolvimento de habilidades e grupos de
competências selecionados para determinados fins. O mapeamento se torna, assim,
um componente que permite traçar o percurso a ser percorrido na
transformação da informação em conhecimento.
O
conceito de proporcionalidade é fundamental na interpretação de fenómenos do
mundo real e na resolução de problemas do quotidiano.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
-
Introdução do conteúdo com uma narrativa que contemple e explore o tema escala
métrica, à escolha do professor, recomendando que seja pertinente e expressivo
para o momento e que esteja de preferência, na mídia da vida cotidiana do
aluno, objetivando aguçar sua curiosidade como também ampliar suas informações
a respeito do assunto em pauta, ou um assunto qualquer que o professor julgar
apropriado desde que atenda os requisitos expostos acima, pois a linguagem
matemática compõe, com a língua materna, o par fundamental de sistemas
simbólicos que permitem a representação da realidade para a expressão de si e a
compreensão do outro e para a escrita e leitura em sentido amplo, buscando
significação que podem se transformar em centros de interesse que transcendem o
imediatamente percebido.
- Aulas expositivas e práticas
TEMPO DE DURAÇÃO: Dez aulas.
ESTRATÉGIAS:
Realizar medições de espaços no plano; Fazer
cálculos e comparações; Realizar construção de maquetes planas.
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:
Papel sulfite, régua, esquadro, fita métrica,
trena, Softwares disponíveis.
Criação de um blog interativo, direcionado ao estudo e narrativas pertinentes ao conteúdo matemático, gerenciado e , orientado, pelo professor, com informações complementativas como também, incentivado com a divulgação e participação de toda equipe escolar, incluindo direção e funcionários
Criação de um blog interativo, direcionado ao estudo e narrativas pertinentes ao conteúdo matemático, gerenciado e , orientado, pelo professor, com informações complementativas como também, incentivado com a divulgação e participação de toda equipe escolar, incluindo direção e funcionários
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e diagnóstica com
objetivo de levantar possíveis defasagens no aprendizado.
A avaliação objetiva será realizada no
decorrer do processo, através das explicações, justificativas e argumentações orais,
observação do professor no desenvolvimento e participação das atividades
dirigidas, e revelando aspectos e progresso do raciocínio.
Avaliações escritas
individuais e em grupos;
Trabalhos em sala de
aula e extra sala;
Registro feito pelos
alunos, tarefas e atividades em sala de aula;
Desempenho global, observando os quatro
pilares da educação.
RECUPERAÇÃO:
Será realizada no decorrer das aulas e sempre
que necessária e oportuna, com retomada de conteúdo, usando estratégias
diversificadas, atendimento individualizado do aluno, possibilitando–lhe a oportunidade de rever alguns conceitos e
sanar dúvidas.
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