segunda-feira, 17 de junho de 2013

Palno de Ensino - Proporcionalidade









PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA

  CURSO MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO

                             “A GESTÃO PEDAGÓGICA DA SALA DE AULA”






Este Plano de Aula  pretende mostrar que o Currículo de Matemática do estado de São Paulo (2008) é uma realidade nas escolas públicas paulistas graças ao empenho de todos os seus profissionais, tendo como objetivo a análise de alguns procedimentos e recursos metodológicos e didáticos para dinamizar o conteúdo grandezas proporcionais de maneira significativa no contexto do estudante, pois o SARESP (Sistema de Avaliação do Estado de São Paulo) vem, anualmente, verificando o nível de proficiência nas competências dos estudantes e do empenho dos profissionais na articulação dos conteúdos matemáticos.




ENSINO FUNDAMENTAL – 7º ANO


CONTEÚDO: NÚMEROS/PROPORCIONALIDADE


BLOCOS TEMÁTICOS: GRANDEZAS E MEDIDAS




COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS:


COMPETÊNCIAS: Observar, Realizar e Compreender.


HABILIDADES: H30 – Compreender o conceito de razão na matemática; saber calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta, conhecer os principais tipos de razão: escala, porcentagem, velocidade, proporcionalidade, realizar medidas com precisão.


TEMA: ESCALA MÉTRICA




OBJETIVO GERAL:


 - Oportunizar, promover, construir e valorizar o conhecimento como meio para o desenvolvimento das competências pessoais e humanas.


 - Levar o aluno a ampliar seu conhecimento aplicando o conceito de escala na vida cotidiana, tanto na resolução de problemas como na compreensão de textos específicos, mapas, gráficos, etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


 - Conceituar a escala de um desenho como uma razão;


 - Resolver problemas que envolvam o cálculo de escalas em figuras planas.

JUSTIFICATIVA:


Para a implementação deste plano de aula, será elaborada uma agenda que administre, por um lado, a dimensão do tempo de trabalho em consideração com a realidade a que a escola está submetida e, por outro lado, os feedbacks recolhidos na forma de atividades ou avaliações aplicadas aos alunos.


Será elaborado também um mapeamento dos conteúdos levando-se em consideração a devida escala de profundidade com que serão trabalhados e visando ao desenvolvimento de habilidades e grupos de competências selecionados para determinados fins. O mapeamento se torna, assim, um componente que permite traçar o percurso a ser percorrido na transformação da informação em conhecimento.


O conceito de proporcionalidade é fundamental na interpretação de fenómenos do mundo real e na resolução de problemas do quotidiano.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:


 - Introdução do conteúdo com uma narrativa que contemple e explore o tema escala métrica, à escolha do professor, recomendando que seja pertinente e expressivo para o momento e que esteja de preferência, na mídia da vida cotidiana do aluno, objetivando aguçar sua curiosidade como também ampliar suas informações a respeito do assunto em pauta, ou um assunto qualquer que o professor julgar apropriado desde que atenda os requisitos expostos acima, pois a linguagem matemática compõe, com a língua materna, o par fundamental de sistemas simbólicos que permitem a representação da realidade para a expressão de si e a compreensão do outro e para a escrita e leitura em sentido amplo, buscando significação que podem se transformar em centros de interesse que transcendem o imediatamente percebido.


- Aulas expositivas e práticas

TEMPO DE DURAÇÃO: Dez aulas.

ESTRATÉGIAS:


Realizar medições de espaços no plano; Fazer cálculos e comparações; Realizar construção de maquetes planas.           




RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:


Papel sulfite, régua, esquadro, fita métrica, trena, Softwares disponíveis.
 Criação de um blog interativo,  direcionado ao  estudo  e narrativas pertinentes ao conteúdo  matemático,   gerenciado  e , orientado, pelo professor,  com informações complementativas  como  também,   incentivado  com a divulgação e  participação de  toda  equipe escolar, incluindo direção e funcionários 
  

AVALIAÇÃO: 


A avaliação será contínua e diagnóstica com objetivo de levantar possíveis defasagens no aprendizado.


A avaliação objetiva será realizada no decorrer do processo, através das explicações, justificativas e argumentações orais, observação do professor no desenvolvimento e participação das atividades dirigidas, e revelando aspectos e progresso do raciocínio.     


                        Avaliações escritas individuais e em grupos;


                        Trabalhos em sala de aula e extra sala;


                        Registro feito pelos alunos, tarefas e atividades em sala de aula;


                        Desempenho global, observando os quatro pilares da educação.


RECUPERAÇÃO:


Será realizada no decorrer das aulas e sempre que necessária e oportuna, com retomada de conteúdo, usando estratégias diversificadas, atendimento individualizado do aluno, possibilitando–lhe  a oportunidade de rever alguns conceitos e sanar dúvidas.


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